IRMÃOS. VOLTAMOS A ATUALIZAR ESTE BLOG.

.

domingo, 31 de janeiro de 2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


ENTENDENDO O QUE É ECONOMIA

A palavra "economia" é muito utilizada hoje com diferentes sentidos. Em geral, quando as pessoas falam em economia, estão falando em diminuir os custos ou em comprar algo com um preço inferior ao que se encontra comumente no mercado. É o uso proveitoso e moderado do dinheiro ou a arte de poupar.

Até mesmo a teologia usa o termo economia em sentido próprio quando fala em "economia da salvação", entendendo com isso o conjunto de bens necessários à salvação da humanidade.

Existe também a compreensão científica desse termo, segundo a qual economia é a ciência que estuda as leis que regulam a produção, a distribuição e o consumo dos bens materiais.

O texto-base da Campanha da Fraternidade ecumênica de 2010 não apresenta uma definição de economia. A compreensão do termo não foge muito das idéias apresentadas acima; ou seja, podemos compreender a economia como o conjunto dos bens produzidos pela sociedade e os princípios e meios utilizados para a sua produção, como a extração, a manufatura, o artesanato e a produção industrial.
De igual modo devemos levar em consideração as diferentes formas de distribuição de desses bens, como o comércio, a troca, as doações etc. As formas de utilização dos bens também são importantes na compreensão da economia.

Mas, para a Campanha da Fraternidade, o mais importante é responder à pergunta: qual é a finalidade da economia? Se é simplesmente o acúmulo financeiro, o individualismo, o consumismo e a manipulação das pessoas, a economia é imoral; mas, se é a satisfação das necessidades básicas de todas as pessoas, a garantia de direitos e a promoção do bem comum, então é uma manifestação da vontade de
Deus.

Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo da CF)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Uma paz futura


A vida é difícil mais não é grave.

Precisamos começar a levar a série o nosso lado série,

e o resto virá por si só;

e a "trabalhar a si mesmo" ,

não é precisamente uma forma de individualismo doentio.

Uma paz futura poderá ser realmente tal e

Somente se primeiro cada um a encontrar em si mesmo.

Se todo o ser humano for liberto do ódio

contra o próximo, de qualquer raça ou povo,

se tiver superado esse ódio

e o tiver transformado em algo diferente.

talvez, a longo prazo, em amor, se não for pedir demais.

É a única solução possível.

( de Giuliana Martinari)

postado por Mª Elian

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CUIDADO COM A DENGUE

JESUS QUER QUE TENHAMOS VIDA EM ABUNDÂNCIA. POR ISSO VAMOS COMBATER A DENGUE,

Ioshiko Nobukuni, em Fevereiro 23rd, 2009 às 2:05 am Diz:

Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),deixem viver as criaturinhas,os muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas d água,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis, aspirador de mosquito,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, faz mal á nossa saúde,o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
“O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores”, afirmou.
-Médico mineiro inventou uma armadilha mortal para aedes aegypti. Já foi patenteado e breve teremos no mercado. Chegou nas farmácias o remédio homeopático para combater os sintomas da dengue. PRODEN, do Laboratório Almeida Prado.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ECUMENISMO



CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2010

CAMPANHA ECUMÊNICA

Todos nós acreditamos que a Igreja de Jesus Cristo encontra-se verdadeiramente presente na Igreja católica romana, mas se encontra presente de diversas formas também em outras Igrejas e comunidades eclesiais. Por isso, existe uma comunhão entre a Igreja católica apostólica romana e as demais Igrejas cristãs, e essa comunhão é o fundamento do ecumenismo.

O Concílio Vaticano II afirma, no número 15 da constituição dogmática Lumen Gentium, que as outras Igrejas e comunidades eclesiais estão unidas à Igreja católica apostólica romana pelo batismo, pela fé no Ressuscitado e pela ação do Espírito Santo. O mesmo concílio elaborou um documento, chamado Unitatis Redintegratio, que trata
do ecumenismo. Esse documento afirma, no seu número 3, que existe uma comunhão real entre os membros das outras Igrejas cristãs e os membros da Igreja católica apostólica romana, embora essa comunhão seja imperfeita. O Diretório Ecumênico Católico Romano, publicado pela Santa Sé em 1993, reafirma essa verdade.

A Campanha da Fraternidade também viu a necessidade de assumir a dimensão ecumênica e por isso, a partir do ano 2000, surgiram as Campanhas da Fraternidade ecumênicas. Essas campanhas foram (e são) preparadas pelo Conic (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs). A CF ecumênica do ano 2000 teve como tema "Dignidade
humana e paz" e como lema: "Um novo milênio sem exclusões". Em virtude do
sucesso alcançado por essa campanha, a experiência foi repetida em 2005,
com o tem
a "Solidariedade e paz" e o lema: "Felizes os que' promovem a paz".

Neste ano de 2010 teremos mais uma campanha ecumênica, que deve
ser novamente expressão da comunhão existente entre nós e as demais Igrejas
e comunidades cristãs.

Pe. José Adalberto Vanzella
(Secretário-executivo da CF


sábado, 23 de janeiro de 2010

QUE É CARIDADE?

Prezados irmãos e irmãs: Na primeira carta e são Paulo aos Coríntios, ele nos mostra que a caridade é a maior das virtudes.

Porque mesmo que eu falasse várias línguas inclusive a dos anjos, mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse uma grande fé, a ponto de transportar montanhas, se eu não tiver caridade, não sou nada diante do Reino de Deus..

A pessoa caridosa é paciente com os defeitos, deficiências e falhas dos outros, é bondosa para com aqueles que necessitam de ajuda, não tem inveja do sucesso e da riqueza dos seus vizinhos, não é orgulhosa nem se acha melhor que os outros, não é uma pessoa arrogante. Não faz escândalos, nem vive buscando os seus próprios interesses, não se irrita facilmente com as pessoas, e não guarda rancor pelas ofensas recebidas. Não fica rindo nem “tirando o sarro” dos outros por causa dos seus defeitos: se o outro é negro, pobre, velho ou analfabeto, isso não lhe importa, pois aceita-os como irmãos em Cristo. Uma pessoa caridosa de verdade tolera toda ignorância, qualquer deficiência física e mental do seu semelhante, e ainda o ajuda. Quem é caridoso não se alegra com o fracasso dos irmãos nem com a injustiça. Mas, pelo contrário, o caridoso comemora junto com o irmão que conseguiu uma vitória. Fica feliz quando o irmão, a irmã, vence na vida, e perdoa as ofensas dos irmãos, porque acredita, confia e espera em Deus.

Prezados irmãos: Precisamos considerar que tolerar tem limites. O fato de você ser um cristão caridoso, não quer dizer que terá e ser um bobão, e tolerar todo abuso e injustiça dos seus vizinhos, por exemplo. O próprio Cristo não tolerou as injustiças dos saduceus, fariseus, e doutores da Lei. Chegou mesmo a se irritar e transformar um pedaço de corda em um chicote e mandou ver nas barracas dos cambistas e outros camelôs que tinham transformado o Templo em uma feira.

Toleramos sim, aqueles que por qualquer tipo de deficiência nos incomodam. Mas se estamos sendo injustiçados ou abusados por algum egoísta, é nosso direito de reclamar. Somos cristãos, e por isso vamos seguir o exemplo daquele que disse que toda injustiça deve ser corrigida.

Imagine um professor católico, portanto caridoso, e por causa disso tolerasse todo tipo de abuso por parte dos seus alunos. Professor tem o dever de ensinar e de educar, ainda mais sendo cristão, ele tem o dever de fazer correção fraterna. Portanto precisamos fazer a distinção entre tolerância e correção fraterna.

Em outra carta, Paulo diz. Irmãos. Suportais uns aos outros. A palavra suportar aqui além de significar tolerar os demais, tem o significado de suporte técnico. É no sentido de socorrer, ajudar o irmão não somente nas suas dificuldades com a informática, mais em tudo que dentro das nossas competências, possamos prestar-lhe um suporte, um auxílio, como por exemplo, para aqueles que não estando entendendo a lição de matemática, nos pedem uma explicação, ou aquele que não está entendendo a aula de inglês, a menina que tem dificuldade em fazer uma comida, etc., em fim nas dificuldades do dia a dia. Por que ser caridoso não é somente dar uma esmola, ou matar a fome de um mendigo, mas suportar, isto é, ajudar os irmãos que estão tendo algum tipo de dificuldade na sua sobrevivência.

E Paulo termina a carta de hoje confirmando que entre a fé, a esperança e a caridade das três, a maior delas é a caridade.